Exames Intrabucais

Os exames intrabucais digitais utiliza sensores eletrônicos no lugar de filme convencional, reduzindo em até 90% a radiação para captação da imagem. É específico para as técnicas radiográficas periapicais e interproximais e oclusais. As imagens são instantaneamente ou indiretamente visualizadas e armazenadas no computador, podendo ser avaliadas e tratadas com recursos computacionais dando mais condições para a avaliação diagnóstica.

Periapical

Técnica utilizada para visualizar toda a unidade dentária (coroa, raiz, câmara pulpar e canal radicular), espaço periodontal, lâmina dura e osso alveolar. Desta forma, pode-se avaliar a relação da cronologia de erupção decídua e permanente, e todas as alterações que ocorrem nessas estruturas tais como: lesões cariogênicas, anomalias de desenvolvimento, lesões periapicais e periodontais, cistos, avaliações de tratamento, etc. Este exame pode ser realizado por duas técnicas básicas: Paralelismo e Bissetriz.

Interproximal

Também chamada de “bite wing”, é uma técnica específica para pesquisa de processos cariogênicos interproximais. Evidencia, ainda, alterações na câmara pulpar, crista alveolar e adaptações marginais de restaurações.

Oclusal

É um exame utilizado como complementação quando se deseja visualizar uma maior área de estudo no sentido vestíbulo/palatino/lingual. Existe várias incidências nesta modalidade de técnica para maxila (total anterior, canino, pré-molar e molar) e para mandíbula (total, região anterior), que possibilitam a evidenciação anatômica e alterações patológicas específicas nessas áreas, porém com o surgimento da tomografia, que propicia a visualização das estruturas nas três dimensões , este exame ficou cada vez mais, menos solicitado.